terça-feira, 25 de janeiro de 2022

COM FARDAS OU SEM FARDAS,

NA ESPESSA ESCURIDÃO

NEM TODOS OS GATOS SÃO

EMINÊNCIAS PARDAS.

(ESCRITORTERCIO)























À GUISA DE UMA PATRANHA

TÉRCIO STHAL


Vi falar de um homem,

cujo nome era Abreu

e de seu vizinho que dizia

não ser à toa, nem Ateu.


E corria, à boca pequena,

que Abreu não pagava o que devia.

Isto ninguém desmentia,

era o maior defeito seu.


Mas seu vizinho, em contracena,

devia a muitos e, a cada dia,

ao ver que sua dívida aumentava,

displicentemente ele falava:


- "Pode por na conta do Abreu

e se ele não pagar, nem eu!"


Dizem que os dois pagaram o pato,

"comeram o pão que o cão amassou"

e o resto do milho do cocho

que o bode velho não comeu!


Se é verdade ou mentira

talvez ninguém saiba, nem eu!


Rárárá...



EXORTAÇÃO DE BODE VELHO

TÉRCIO STHAL


Ouvi dizer que na Porteira

de um para o outro Mundo, 

onde se ouvia muita asneira,

o Bode Velho se punha a exortar:


- "Feliz é quem sabe silenciar

para ouvir o silêncio profundo!"


É preciso aquietar-se para aprender.

Quanto a mim, falo só do que acredito.

Isto é o fundamento do saber...

Exortava o Bode Velho

cerrando a sobrancelha.


- "Quando um fala,

outro deve murchar a orelha,

pois em boca fechada

não entra mosquito!"



ADVOGADO DE DEFESA

("IN DUBIO PRO REO")


Com a devida Vênia e permissão,

para todo e qualquer efeito

é bom que os avise:


- Resguardada a merecida proporção,

minha virtude ou defeito

é, também a minha "expertise!


Costumo da razão a quem não tem,

pois quem a tem, suspeito

que, talvez, dela não precise!"



Nenhum comentário: