quinta-feira, 25 de março de 2021

EM TEMPOS BICUDOS,

PARA BEM PASSAR,

ATÉ AS MOÇAS BONITAS

QUEREM TER E MOSTRAR

OS SEUS BICOS DE PATOS!

(ESCRITORTERCIO)























O QUE EU TENHO A VER COM ISSO?

TÉRCIO STHAL

(REESCREVENDO E RECONTANDO

A FÁBULA DE ESOPO A RATOEIRA)


Há muito tempo atrás,

No Sul de Minas Gerais,

Um fazendeiro foi à feira

E, aproveitando o ensejo,

Comprou uma ratoeira

Para presentear a sua mulher,

Que vivia a reclamar

Do sumiço de seus queijos.


Quando ela a desembrulhou,

O ratinho viu, se desesperou

E foi, imediatamente,

Com a galinha falar...


- Dona galinha, tenha cuidado!

Senão vai virar ensopado...

Avise, também, as suas filhas,

Que estão colocando armadilhas

Por todo lado, para nos pegar!


A galinha ouviu e disse:


- Isto não passa de sandice!

Não vou me preocupar!


A seguir, o ratinho viu o porco

E disse assim:


- Meu amigo, acredite em mim!

Fique esperto, eles querem nos pegar,

Eu vi, já puseram armadilhas por aí

E elas estão em todo lugar!


Mas, o porco só resmungou:


- Preocupado eu não estou,

Quem as colocou

Jamais vai me capturar!


Mais adiante, a vaca estava pastando,

O ratinho a viu e foi logo avisando...

Mas ela apenas riu, pois achou

A estorinha deveras mirabolante.


Mas, por ironia do destino,

Por azar ou por desatino,

A ratoeira pegou uma serpente,

Que picou a mulher do fazendeiro

E a fez ficar doente...


Tentando recuperá-la,

Ele foi ao galinheiro

Matou a galinha

E fez um caldo quente!


Os amigos vieram visitá-la

E então o porco foi para o caldeirão...


Mas, logo em seguida,

A mulher veio a falecer,

A família toda reunida,

Muita gente querendo comer...


Então, a vaca foi para a panela

E, sem nenhuma cerimônia,

Todo mundo comeu um pedaço dela...


Eis um saber deveras profundo:

- O problema que afeta um ser

Pode afetar a todo mundo!




CADA UM BARRA CADA UM

TÉRCIO STHAL

(INSPIRADO EM ESOPO)


Das tripas coração,

Ossos do ofício,

Quem gosta?

E isto é grave?


Do barril-prisão,

Assim diz o Chaves

- "Isso! Isso! Isso!"


Me diga, "Sêo Barriga",

Importante cidadão me diz!

Alguém se importa?


Sem nenhum engodo,

Do mundo todo

Para Cafarnaum:

- Cada um, cada um!


O que cada um

Tem a ver com isto,

Se o que importa é ser feliz?




OURO DE TOLO

TÉRCIO STHAL


Dizem que o silêncio

É bom e vale ouro.

Que bom dia a cavalo

Dá quem fala muito.

Que a língua é o chicote

Da vida e do tempo

E fere até sangrar...


Quem quer ouro de tolo?


Quem nunca cospe

E leva cuspe na cara,

Quanto mais se abaixa

Mostra o que prefere:

Ser como as moscas

Que o rabo do cavalo

Espanca até matar.


Quem quer ouro de tolo?



Nenhum comentário: