domingo, 19 de abril de 2020

JÁ NEM SEI

SE A RUA É BELA OU FEIA:
FAZ MUITO TEMPO QUE NÃO VEJO
O SOL, NEM A MINHA SOMBRA.

(ESCRITORTERCIO)




















QUARENTENA
TÉRCIO STHAL

De minha presença
Enchi os meus aposentos.

Do mundo lá fora me ausentei
Até segunda ordem.


Me isolei de fatídicos espelhos.
Mas dentro de mim, até agora,

Não sei se por ventura ou desventura,
Nenhum espelho se quebrou.


Até os jogadores de truco
Estão de quarentena e o bar fechou.
Mas tenho plena a convicção
De que blefe não dura para sempre.

Quem há de cultivar e cultuar
A solidão e o isolamento,

Sem sonhar com verdes campos
E jardins floridos ao Sol e ao Luar?

Quem do vento e da brisa,
Dos banhos de chuva e de suor,
Não há de sentir saudade?

A vida urge e se apressa a dizer
“Morre quem não vive! Viver é lutar!”
“A vida é apenas um leve sopro!”


Mas de minha presença
Enchi os meus aposentos.

Do mundo lá fora me ausentei
Até segunda ordem.



?!AMULETO DÁ SORTE!?
TÉRCIO STHAL

Hoje fui ao Mercado
E vi, por todo lado,
Pessoas lançando nova moda.

- COVID 19! “É osso!” -

Ninguém quer bancar o forte!
Mas a máscara incomoda,
Então a usam pendurada no pescoço.

- Amuleto para dar sorte?! -



OLHOS DE LINCE
TÉRCIO STHAL

A coruja olhou para o caranguejo.
O caranguejo não viu a coruja.
Eu vi e se quero ver ainda vejo.
O morcego mesmo voando não viu.
Nem a coruja, nem o caranguejo.



VENTO E TEMPESTADES
TÉRCIO STHAL

Brilha o Sol
E o vento não para
De soprar
Novidades.

Formam-se nuvens
Trazendo
Chuviscos e
Tempestades.



SAUDADE
TÉRCIO STHAL

Saudade dos pirilampos:
Pisca-pisca noite adentro.

Saudade dos beijos sonoros
À luz do luar prateado.

Saudade do tempo em que
Podíamos brincar sem temer.



FALTA DE VITAMINA D
TÉRCIO STHAL

Sinto falta
do Ouro
do Sol.

Sinto falta
da Prata
da Lua.

O Bronze
da minha pele
tende a desaparecer.

Preciso de
Vitamina D.



VAGAMENTE SILENCIOSO
TÉRCIO STHAL

Depois de algum tempo só,
O pó da estrada pergunta:

- Para onde levaram os passos
Que eu sempre via por aqui?

E o eco, em silêncio, responde:

- Não sei sequer para onde
Levaram os sons que eu ouvia.
Sons que nunca mais ouvi.


Nenhum comentário: