domingo, 3 de março de 2019

QUASE SEMPRE FINGIMOS

























SER NORMAIS,
MAS A NORMALIDADE
NÃO NOS SATISFAZ,
NEM NOS CONDUZ
À CONDIÇÃO DE IGUALDADE.

(ESCRITORTERCIO)



UM E OUTRO DIA
TÉRCIO STHAL

Num dia, na estrada sem saída
sob a mira do inimigo.
No outro, fluidez de movimentos e domínio 
de tempos e dos espaços.

Num dia, ilustre desconhecido 
na bacia das almas, sem resgate.
No outro, dono do mundo, dos cavalos, 
cavaleiros e sangue alheio.

Num dia, encarcerado,
sem previsão de soltura.
No outro, no camarote ou no palco, 
a dizer, livremente, qual o tom.

Num dia, semimorto 

na areia da praia.
No outro, em alto mar,
em corajosa travessia.

Num dia, mendigando nas esquinas 
e dando com a cara no muro.
No outro, domando as feras, 
como quem sabe o que faz.

Num dia, resignação,
portas e janelas fechadas.
No outro, cultivando, cultuando
e colhendo os frutos do plantio.



NÃO ME ENTREGO
TÉRCIO STHAL

Apesar de não pensar em mim primeiro,
nem no fim eu me entregarei por inteiro.

Não quero ser da água limpa o último gole,
nem o orgulhoso assoprador do último fole.

Prezo o que há de bom e melhor em mim,

não entrego minha alma. Nunca. Até o fim.



MOLHANDO O BICO
TÉRCIO STHAL

Depois de recitar 
dois ou três poemas
em alto e bom som, 
nada pode ser melhor
do que "molhar o bico".

 Afinal, "ninguém é de ferro!"

Depois de beber 
um litro e meio de Vodka
como ajustar a imagem ao espelho?

"Espelho, espelho meu,"
quem sou eu?

Depois de beber
um tanto e outro tanto 
como garantir um bom desempenho?

"De onde vim e para onde vou?"



VIDA E ESPERANÇA
TÉRCIO STHAL

Se o tempo for
de "vacas magras"
ou se for "bicudo",
trago comigo
e espero que tragas
vida e esperança
mais do que tudo.



O QUE CONVÉM?
TÉRCIO STHAL

Em pé de cabra 
convém calçar 
sapatilha de veludo?

Em pé de anjo
convém calçar
sapato de chumbo?

Se vem o pé-de-vento
onde se esconde a brisa?

Convém calçar 
pantufas em pé-d'água?

Convém calçar
sandalinha de cristal
em pé de chumbo?

Por que calçar chinelo
em pé de guerra?

Quem tem cabeça
- e a utiliza -
morre em pé ou vive em paz?

Como deve ser:
Da cabeça aos pés ou dos pés à cabeça?



Nenhum comentário: