terça-feira, 12 de maio de 2015

RIGOROSAMENTE ENUNCIAVA























O SEU DISCURSO
REFORÇANDO,
CONSECUTIVAMENTE,
CADA PALAVRA,
CADA GRUPO DE PALAVRAS
E CADA VERSO E ORAÇÃO,
DE MANEIRA CONTUMAZ...

(ESCRITORTERCIO)



O ILUSIONISTA
TÉRCIO STHAL

Eu, criança nascida na Cidade de Tupã,
menino ainda, mas até hoje lembro, 
fui passear numa Cidade muito linda,
que muita gente conhece como 
Lugar Incerto e Não Sabido.

E foi muito bom eu ter ido!

Na Praça eu vi

uma grande multidão
e no palco
um verdadeiro artista,
um famoso ilusionista.

Todos o aplaudiam efusivamente.

Ele fez gente grande por ovos, 

em pé, sem os quebrar!
Ele fez um relógio novo
moído por martelo,
depois de um leve sopro,
voltar a funcionar,
entre outras mágicas,
que até hoje consigo lembrar.

Lembro do "glamour"
quando ele se pôs a anunciar 
a atração final:


- Agora vocês vão ver o meu pinto, (...)
o meu pinto, (...) o meu pinto, 
em plena avenida carregar, no bico,
uma tora de madeira!

Por considerar uma grande besteira,

"de repente, 
não mais que de repente,
eis que senão quando," 

me desconcentrei completamente.

Mas em seguida, ouvi, 
o grito da multidão:

- Nossa!  
Não pode ser!
Isto não é normal!

Então abri os olhos, olhei e vi,
em plena avenida,
nada mais, nada menos,
do que um pinto pequeno 

carregando no bico
um pedaço de linha de carretel.

Até hoje
quando alguém pergunta pra mim: 

- Tércio, isto é verdade? 


Eu respondo:

- Acho que sim,
mas se não for,
por favor finja que acredita
nem que seja pra manter
a nossa amizade.

Rararara...



PALAVRAS MÁGICAS
TÉRCIO STHAL

Colhia palavras
como se colhesse
flores e espinhos.

Colhia flores e espinhos
como se buscasse
o sentido e a direção.

Buscava o sentido e a direção
como se precisasse curar
feridas e cicatrizes.


Nenhum comentário: