terça-feira, 23 de outubro de 2018

SE VALE A PENA OU NÃO VALE NADA,

QUEM DEVE DECIDIR CADA JOGADA?
SE INTEGRO O TIME PARA SER ÍNTEGRO,
SE DEVO OU NÃO DEVO ENTREGAR O OURO?

(ESCRITORTERCIO)
















SEGREDOS E MISTÉRIOS
TÉRCIO STHAL

Quisera dizer
a verdade,
mas não a conheço,
por inteiro.

Quisera mostrar
o caminho,
mas não conheço
todo o trajeto.

Quisera explicar
a vida,
mas não conheço
a razão de ser.

Quisera desvendar
segredos e mistérios,
mas não sei onde está
a chave que abre o cofre.



NÃO

TÉRCIO STHAL

Não,
não farei de minha vida
um lugar inabitável,
não construirei monturos,
nem vou ajuntar
cousas desprezadas,
desprovidas de valor
ou descartadas
em dias obscuros
ou em noites sem luar.

Não,
não farei monturos,
nem visitarei os que existem.

Não,
por menos que tudo
eu não entregarei a minha vida.



DESCONSTRUÇÃO

TÉRCIO STHAL

Traspassei meu coração
com uma espada de prata.

Com o machado cortei
a minha cruz de madeira.

Quase nada sobrou de mim,
a não ser o que nunca fui.

Espalhado por toda parte vi
o que de mim havia sobrado.



TAMANDUÁ
TÉRCIO STHAL

Se me ponho a cirandar
com as formigas
tem sempre algum tamanduá
me comendo com os olhos.

Se me ponho a voar
com os pássaros
tem sempre algum estilingue
municiado com pedras.

Se me ponho a cantarolar
imitando as cigarras
tem sempre alguém à espreita
para ver o meu peito estourar.

Mas quando viro tamanduá
correm as formigas,
voam os pássaros

e as cigarras param de cantar.




AINDA VIVO

TÉRCIO STHAL

Enquanto o dia
se apaixona pela noite,
avantesmas invadem
e assombram.

Eu ainda ouço
pássaros
mesmo quando estão
em silêncio.

Eu ainda vejo
borboletas
mesmo quando vão
sem asas.

Eu ainda sinto
nuvens
que viajam ou não
no céu.

Eu ainda falo
mesmo quando faltam
na boca
as palavras.

Eu ainda degusto
o que dá prazer
e desperta no coração
amor.

Enquanto a noite
se apaixona pelo dia,
dentro de mim
confirmo que eu vivo.


Nenhum comentário: